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ANÁLISE SOBRE O TEMA DE REDAÇÃO DO ENEM 2017

ANÁLISE SOBRE O TEMA DE REDAÇÃO DO ENEM 2017

20 de janeiro de 2022 – Educação

O Ministéiro da Educação (MEC) apresentou ontem um tema de redação para o Enem 2017 que inova, mas não surpreende, sobretudo, os alunos matriculados no Curso Piti Redação. Inova, porque traz à baila um tema ainda de debate insuficiente no contexto vigente de políticas públicas para os portadores de deficiência auditiva. Muitas vezes, ouvimos comentários ou opiniões sobre as dificuldades de acessibilidade dos portadores de deficiências visuais ou psicomotoras, mas torna-se rarefeito o ato de aproximar-se da realidade difícil que enfrentam aqueles que não possuem a audição como um de seus sentidos físicos do corpo, justamente, porque a mídia e as medidas públicas de caráter institucional do Governo Federal pouco enfatizam a dinâmica de vida desse grupo social. Porém, o tema não surpreende os alunos do Curso Piti Redação no comando de prova do Enem 2017, porque se vincula a duas bases conteudísticas apresentadas pela prova de redação do exame em diversas edições anteriores. Desse modo, o enfoque do comando de prova gravita sobre a necessidade de uma redação nota dez apontar para um sentido propositivo do candidato na hora que redigiu seu texto. Qual seja a necessidade de o candidato analisar, num texto de gênero dissertativo-argumentativo, os desafios de quem é portador dessa ausência de sentido auditivo. Ora, diante desta demanda, cabe perfeitamente a simulação do candidato em colocar-se no lugar do outro para, de maneira concreta e objetiva, identificar os problemas sociais e históricos de direitos humanos que se relacionam a tal contexto. Ou, em melhores termos, a garantia de que o candidato é capaz de, numa expressão discursiva, mostrar o domínio de suas faculdades autorais, de pensamento autônomo e crítico, para então resolver a chave de abordagem do comando de prova. Façamos o exercício de lembrar que, em edições anteriores, a prova do Enem também trouxe temas pertinentes cujo cunho social assinalava a demanda de um posicionamento crítico bem fundamentado na realidade histórico-social de nosso país. Conjuntamente a este eixo, o comando de prova focalizou o universo específico da Educação como razão propulsora de inclusão social, marcadamente apontando para as limitações institucionais atuais das corporações responsáveis por levar a cabo a formação educacional, social e cidadã de todos os brasileiros, inclusive os que portam a deficiência em questão. De tal modo, a redação que será nota dez precisa apontar para a relação lógica e argumentada oriunda da análise desses dois eixos: proposição crítica e a realidade social dos portadores de deficiência auditiva quando em face à necessidade de uma formação educacional. Sendo assim, cabe destacar que os alunos do Curso Piti Redação, ao longo de todo o ano de 2017, estiveram expostos a simulações de prova que versaram diretamente sobre esses dois eixos. Por isso mesmo, como operários da potencialidade verbal e estética da Língua Portuguesa, é que defendemos a relevância de treinar, aprimorar e elaborar a expressão discursiva sob os mais diversos contextos de temas e assuntos da realidade histórico-social em que somos submetidos no Brasil. Isso garante a versatilidade e domínio do próprio saber em momentos que exigem uma postura crítica e autônoma. O Enem é um exame pautado pela demanda de se conhecer para além do conteúdo, pois este é tomado como base para que candidato alcance a formulação de sua própria visão de mundo, de modo a iluminar a consciência de sua razão. Nesse sentido, é que trabalhamos no Curso Piti Redação. Buscamos sempre a excelência em nossas atividades para abastecer nossos alunos de conhecimentos e ferramentas que permitam ler e interpretar o mundo, tal qual exige um exame como o Enem. Desde sempre, nosso carinho aos alunos que estiveram conosco durante todo o 2017 e a lembrança de que estamos sempre juntos para vencer os desafios do próximo domingo de provas.

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